06/11/05

Lagos: o D. Sebastião de João Cutileiro, por Quim Rodin

Por razões menores e simbólicas, a cidade de Lagos integra-se no itinerário sebástico. Lembremos que foi de Lagos que o rei partiu para a infeliz jornada. Por outro lado, fora por decreto de D. Sebastião que a localidade se elevara à categoria de cidade. Por esta razão, mais do que por outra qualquer, os autarcas locais decidiram, em 1973, 400 anos volvidos, assinalar a efeméride. Talvez mais por ingenuidade do que por desafio optaram por fazê-lo encomendando uma estátua. Nenhum poder de Estado se lembraria de tal iniciativa! A prova é que nunca se tinham lembrado.

A escolha recaíu em João Cutileiro. E aqui se deverá contar outra circunstância, pois, à data, Cutileiro residia em Lagos, proximidade que certamente motivou a escolha. Note-se ainda que o escultor frequentara o atelier de António Duarte, cerca de vinte anos antes, pelo que a temática sebástica tratada sob o cânone oficial o terá certamente tocado. E eis como circunstâncias pontuais se conjugaram de forma a que se gerasse uma ruptura na linha oficial neo-academista e neo-clássica da escultura de regime.

Desde logo a ausência de um pedestal. Depois, a desproporcionalidade, os braços franzinos terminando nas mãos enormes e vazias. Desarmado, sem espada ou armadura. O rosto infantil e inseguro, o olhar fixo, vago, alienado e sem pensamento. Enfim, anti-zarco lhe chamou José-Augusto França e melhor designação não se lhe pode dar. É, de facto, uma estátua anti-estátua, como também lhe chamou o mesmo autor, referindo-se a este «boneco dado à nossa piedade e oferecido à nossa meditação.» Subversiva, mais do que afrontosa. Cutileiro por certo sabe que os mitos não se destroem pela afronta mas pelo ridículo, pelo que há um forte sentido de humor sarcástico nesta obra que, obviamente, não é ideologicamente inocente. O mito é subvertido pela manipulação do interior e não pelo combate desassombradamente iconoclasta.

Curioso ainda é como, sendo o recurso ao cromatismo e à textura dos mármores articulados um elemento definidor da sensualidade e erotismo da obra escultórica de Cutileiro, essa potencialidade do material é aqui rejeitada, exceptuando talvez na fronte do rei, algo entre o infantil e o feminino. Se a estatuária pública é eminentemente fálica, esta obra de Cutileiro não é.

Como nota final, o capacete de argonauta alienígena depositado aos pés da figura, fornecendo uma nota anacrónica. Era afinal o anacronismo de um discurso escultórico esgotado que assim se findava, tal como era o anacronismo da ideia imperial que se servira da memória do rei, como era ainda o anacronismo de um regime que, agonizante, se aproximava do seu fim. Era, em suma, o fim de um discurso estético que anunciava, afinal, o fim de um regime.

1 comentário:

Anónimo disse...

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