06/12/07

Silvas, por Adérito Laranjeira

Foi o próprio Silva quem me explicou. Parece que nomes como Oliveira, Pereira ou Carvalho têm uma origem judaica, não percebi bem porquê. Mas há uma razão para as pessoas terem estes nomes de árvores, de arbustos ou de frutos: o antepassado remoto do actual sr. Oliveira teria sido assim chamado porque no lugar onde morava, isto é, na sua propriedade, havia muitas oliveiras. O mesmo para os Carvalhos que teriam a quinta cheia dos dito cujos, prós Amieiros ou para os Videiras. Percebem agora porque é que os Silvas se chamam Silva? Pois é. Parece que o antepassado original de todos os Silvas tinha a propriedade rural ao abandono e, em vez de macieiras, oliveiras ou abrunheiros, aquilo eram silveiras por todo o lado. Langão.

Tenho para mim que os nomes dizem muito das pessoas, como dos povos. Há indivíduos com caras de Zés, de Manéis e até de Felisbelos. Os espanhóis parecem-me Pacos e os alemães soam-me todos a Fritz. Silva é um nome icónico, um símbolo de uma nação como Smith o é de Inglaterra ou Dupont da França. Não deixa, pois, de ter a sua piada que o nome icónico de Portugal remeta, etimologicamente, para a preguiça dos proprietários que deixavam as suas terras ao abandono. No fundo nem é de admirar: somos um povo de mandriões e tu ó Silva do camandro, vê lá se plantas umas nespereiras pelo menos para disfarçar…

Sem comentários: