03/06/08

Jacarandás, Ananás e Kunami Fresquinho, por SarçArdente

Sexta-Feira, 29 de Maio, Hipermercado em Coimbra. Passo pela fruta e faço pesar um ananás. Dos Açores, claro. Passo ainda pelas prateleiras e saco de uma lata de ananás tailandês, marca “Jacarandá”.


A Srª da caixa passa a lata pelos riscos luminosos da registadora, olha pra trás pró açoriano e empanca. – É só um bocadinho quisto deu erro…, diz-me em jeito de desculpa. Carrega no botão-maravilha e suspira pela espera da chefe da chave do castelo.


Mau Maria. Isto começa mal. Irra.

– Ó minha Senhora se o problema é o ananás meta-me já isso de lado, que eu gosto de ananás, mas nem tanto como isso.

- Não, não, o ananás ainda nem o passei, o problema é esta lata de jacarandá.

- Como? Qual é o problema?

- É que isto no visor aparece como lata de jacarandá ananás. E eu o ananás – e aponta para o Açoriano – ainda nem o passei. Está-me a dar erro é com o jacarandá.

- Ó minha Senhora, Jacarandá é a marca...,

- Pois dá erro, se é jacarandá não pode ser ananás…,

- Oiça, eu vou-lhe explicar, o Jacarandá é a marca da lata. Não é a fruta. Estão agora em flor e tem alguns bem bonitos aqui em frente no jardim. Jacarandá é uma árvore. O visor está bem.

- Não não, isto está mal jacarandá não é ananás.

- Ah, isso não é de certeza, quando muito é kunami fresquinho…

- Kunami? Nunca ouvi falar? Também é fruta?

- Olhe, esqueça o Kunami, oiça-me com atenção, ou então mete já de lado os ananases e a tralha toda que eu viro-lhe as costas e deixo-a aqui com o monte!

- Ah, não, isso não pode ser, temos que esperar pela chefe.

- Ó mulher, oiça, ali atrás está um ananás açoriano. Tá a ver. Prontos. Isso que tem na mão é uma lata. Essa lata azul e com as letras garrafais a dizer Jacarandá é uma lata de ananás enlatado da Tailândia. Percebeu. Jacarandá, é uma árvore, não é uma fruta. O visor está bem! Percebeu?

- Peço desculpa, mas o senhor a mim não me ensina o que é jacarandá, eu já comi jacarandá e num é ananás.

- Ó valha-me deus, olhe quando muito comeu Kunami, disseram-lhe que era jacarandá, mas num era, era Kunami. Se calhar fresquinho. E como eu não gosto de comer jacarandás, nem Kunamis e muito menos esperas absurdas vou indo que se faz tarde…

Sem comentários: