27/09/10

Os U2 No Meu Quintal, por Numb

É já no próximo dia 2 de Outubro e eu vou lá estar. Os U2 vêm tocar ao meu quintal. O bilhete para um sítio excelente, caiu-me praticamente do céu, uma sobra de um amigo que não gosta o suficiente da banda para enfrentar uma multidão. Eu também confesso que acho que os U2 resvalaram há muito para um terreno pop que não traz nada de novo. Boas canções que ficam no ouvido, mas não passam disso, a banda há muito que deixou de ser original. E se despirmos aquela música do tratamento high-tech em que vem embrulhada, não sobra muito. Já lá vai o primitivismo da fase irlandesa, o experimentalismo noire de Brian Eno, vá lá, a energia megatron de Zooropa e Achtung Baby. Os U2, musicalmente, já não são o que eram. Mas ao vivo não deve haver no planeta um espectáculo tão sofisticado do ponto de vista tecnológico, efeitos especiais, som, luz... E, portanto, são imperdíveis ao vivo, ainda por cima vindo tocar à minha porta.

De qualquer modo, sejamos justos: apesar da sua deriva pop, o último No line on the horizon é um belíssimo disco. Não fossem as expectativas serem tão altas e, possivelmente, eu estava aqui a desfazer-me em elogios... Não acreditam? Get on your boots:

2 comentários:

Anónimo disse...

U 2 Sucks e o Bono Vox é um chato de galochas. Cá para mim morreram na fase Zooropa do Achtung Baby...infelizmente ainda não foram a enterrar.
JNAS

Anónimo disse...

Tá bem, ó jnas, mas é aqui no meu quintal, mene e o bilhete não foi caro. Além disso não se pode pensar no show deles como sendo meramente música - é um espectáculo multi media giganesco, se calhar música por música também preferia um concerto para cordas e violino do Mozart interpretado pelo Kronos Quartet. Mas isto é outra coisa,outra modalidade...