17/05/07

A Avis, Um Anúncio de Matemática Livre E A Balsa do Giz, por Inginheiro

Abaixo De Cão – Série Cão – Parte 2


Eu sempre gostei da Matemática. Infelizmente, a minha matemática não era a matemática da professora. À pergunta 8x8 a resposta nunca era um número simples, mas sim o produto composto de duas ou três páginas de livre expressão artística e puro artesanato, onde abundavam as repetições libertárias do enunciado, alguma bonecada para enfeitar e sobretudo muita palha interrogativa sobre o sentido da vida e porquê da não existência duma árvore leitoeira no paraíso bíblico.


Invariavelmente, acordava destas divagações de olho fechado, com o lançamento certeiro do giz do quadro pela professora Balsa, que não só mandava o bocado de gesso com força superior a MC ao quadrado, como o pedaço de giz ainda ricocheteava na minha cornadura e ainda ia acordar o amigo Picareta, que atrás de mim não só dormia como roncava. MC ao cubo!


Perante o relatório do giz, o meu pai que contava com um Engenheiro, pôs-me a mão no ombro e disse-me com os olhos postos no horizonte (eu não vi bem que tinha um olho negro, mas o velho falou do futuro, pelo que devia estar a olhar pra longe): - Meu filho, desisto, como ainda não abriu a Independente não vale a pena insistir na Engenharia, a Filosofia também era desgraça demais, pelo que, olha vais pra Direito que ainda se poupa uns dinheiritos da avença do Dr Abranches, que me custa os olhos da cara!


Ora, isto tudo para dizer o quê? Simplesmente que para mim, a matemática é um espécie de free jazz, é um território de liberdade criativa, de poesia e de profunda divagação, uma espécie de terra dos livres e pátria dos bravos. É território onirico e só lá entro de noite.


A Avis, esse grande colosso multinacional do aluguer de biaturas, descuidou-se e contratou para fazer um anúncio publicitário com matemática, não um matemático diurno, mas um adepto da free math como eu. E vai daí saiu uma coisa deste género:


- Já sabes da fórmula das viagens?; - Não!; - Conheces a fórmula de Einstein E=mc2?; - Sim.; - Então neste caso, a fórmula é A igual a MT ao cubo!; - Ah, isso é muito complicado!; - Não é nada. A de Avis, M de milhas e T de Tap e 3 de milhas a triplicar, tááraááá, é o Programa Avis que te dá milhas a triplicar, damos 500 milhas e com o programa a Tap dá-te 1.500 milhas.


E termina o anúnciozinho radiofónico com um gongórico: “- Nunca A Matemática Foi Tão Simples!”. Nem mais. E pra mim adepto da Matemática Onirica não havia nada de mal. Tava tudo bem. Free Jazz. Só que a minha filha chegou-me a casa a queixar-se de que a professora de matemática lhe chamou “Menina da Avis”.


Fui investigar e de facto parece que elevar a “potência ao cubo” não é pôr aquilo a triplicar, mas sim a multiplicar. As prometidas 500 milhas, não dão 1500, mas sim 125.000.000 de milhas. É muita milha pra prometer. A matemática é lixada.


A Avis concordou e já refez o anúncio. Agora quando o ouvem já não dizem ao cubo, mas só a triplicar. No meio disto há um matemático onirico da Independente que foi ao cubo à Avis. Avis e Matemática, land of the free, home of the brave! Abaixo de Cão!


PS: Na foto, perscruta-se o horizonte à espera das 125.000.000 de milhas da Avis.

Sem comentários: