O célebre quadro de Rafael, A Escola de Atenas, sempre suscitou grande controvérsia acerca da identificação das personagens nele retratadas. Por exemplo, o gajo do pic de cima que aparece num dos planos mais centrais da pintura é identificado na maior parte dos sites que consultei como sendo o grande Heraclito, o Obscuro, talvez o maior de todos os pré-socráticos. Essa é, de resto, a opinião mais comum: a figura representa o carácter taciturno e solitário de Heraclito que foi, efectivamente, enquanto filósofo um aristocrata anti-social.
No entanto em A História da Beleza (Difel, 2002), uma obra coordenada por uma sumidade tão prestigiada como Umberto Eco, diz-se claramente na p. 226 que a referida figura é o geómetra Euclides. Girolamo de Michele, autor do texto, interpreta assim este presumível Euclides:
«O homem barroco que aqui se prenuncia, indaga as bibliotecas e os livros e, já melancólico, deixa cair a ferramenta ou segura-a inactiva entre as mãos».
Este pretenso Euclides representa, pois, a melancolia do barroco que tem raiz na «ferida narcísica» (Freud) infligida ao ego humano com a revolução coperniciana e com os desenvolvimentos seguintes das ciências físicas e astronómicas. O homem do Barroco espanta-se ao descobrir que, afinal, não é o centro nem o senhor do universo, mas um ponto insignificante na imensidão cósmica. Paradoxalmente é o progresso do saber que produz a própria crise do saber. A figura retratada por Rafael, não por acaso um matemático, não por acaso Euclides, representaria, assim, a melancolia aberta por esta fenda narcísica.
Fico, pois, na dúvida: afinal quem é este gajo? Heraclito como sempre se disse? Ou Euclides? É que num livro coordenado por um génio como Eco, esta assumpção de que o gajo é Euclides não pode ser um erro inocente nem um desleixo. Eco e Michele hão-de ter alguma razão para discordar da interpretação corrente que atribui a identidade do «gajo» a Heraclito, embora nada digam sobre isso. Eu é que acabo por ficar na dúvida: Heraclito ou Euclides? E, no caso de ser mesmo Euclides, quem será o outro personagem que aparece no pic aqui mais abaixo a quem se atribui pacificamente a identidade, aqui sim, de Euclides?
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