30/08/17

O Lótus Azul, Zetung



Visitar a China é o mais parecido que pode haver com a sensação de se estar noutro planeta. Eu, pelo menos, não tenho a noção de ter viajado, simplesmente, para o extremo mais oposto da Terra. Parece-me, mais que isso, que aterrei noutra galáxia. É tudo muito diferente e essa alteridade faz-me pensar no excelente Lost in Translation de Sofia Coppola, só que agora, a terra estranha é a China e não o Japão, Beijing em vez de Tóquio.

A experiência de incomunicabilidade é constante porque aqui ninguém fala inglês e os que o julgam fazer, falam apenas um idioma vagamente semelhante, praticamente ininteligível. Embora alguns sítios tenham indicações em Inglês, na esmagadora maioria estas são apenas em mandarim. E nem os códigos gestuais nos são comuns – podemos levantar 1,2,3,4 dedos para significar os números de 1 a 4, mas do 5 em diante, os chineses usam gestos próprios que não correspondem aos nossos. O 10, por exemplo, não é simbolizado pelas duas mãos abertas mas por dois dedos cruzados… Assim é difícil.

As barreiras culturais também são omnipresentes, por exemplo, quando peço water ao jantar e esse pedido, uma vez descodificada a palavra, o que não é imediato, lança o alvoroço entre os empregados até que, finalmente, há um que nos aparece de ar sorridente com um copo de água…fervida (e depois eu procuro disfarçar e peço um saco de chá que me trazem, com um ar espantado e eu percebo que criei mais um ruído adicional porque, pelos vistos, eles bebem mesmo água a ferver ao jantar e não chá). Até o funcionamento do elevador é invulgar porque é necessário passar o cartão digital do hotel para que funcione e, à primeira vez, o meu não funcionou (por inabilidade minha, certamente) e eu decidi-me a descer pelas escadas, 14 andares, não fosse o diabo tecê-las. E o 4º andar, onde anda o quarto andar? Pois, não anda. Os chineses suprimem frequentemente o numero 4 porque, para eles, é o número do azar e por isso o elevador passa do 3º para o 5º, mas o bar do hotel fica no quarto andar que não está indicado… Confuso? Também achei. Ainda por cima temos que aguentar com o famigerado jet leg, mas jet leg a sério, já fiz outras viagens para sítios distantes mas isto supera tudo, a China é mesmo nos antípodas. Bom, eu sinto-o tão fortemente, ao jet leg, que é por isso que estou agora aqui sentado no hall do hotel às 4 da manhã, quando deveria estar a dormir para recuperar da viagem…

Sem comentários: