O seu combate desesperado contra natureza estava à partida condenado ao fracasso. Porcurou mudar o rosto e o tom da pele e transformou-se num zombie. Dormia numa cama especial situada num invólucro com oxigénio puro para viver mais tempo, usava máscaras para não respirar os micróbios dos outros e luvas para se manter ainda mais asséptico. Sabíamos da inutilidade de tudo isso. O esforço de Michael chegava a ser patético: a morte havia de chegar - chegou muito mais cedo do que se esperava - e a natureza venceu a tecnologia que já o havia transformado num ciborgue.
Há uma ironia profunda no facto daquele que mais tentou vencer os Deuses ter sido levado por eles tão cedo. Michael recorreu ao imenso arsenal da ciência, da medicina e da tecnologia para vencer os deuses do Hades. Mas estes venceram, levaram-no cruelmente muito antes de nós todos, simples mortais que pouco mais fazemos que resignar-mo-nos às nossas imperfeições. A morte de Michael representa o fracasso da ciência na sua luta incessante contra morte. É como se os Deuses nos dissessem que o nosso destino não depende de nós nem de toda a nossa tecnologia. Não é irónico que o velho e decadente Keith Richards, carcaça carcomida por uma vida de consumo de drogas duras e álcool, ainda esteja aí para as curvas e que o ciborgue Jackson se tenha ido? As rugas de Richards, cicatrizes da força inexorável de Cronos, são o oposto da face plástica de Jackson. Mas há nesta morte uma tragédia que nos toca - a da vacuidade dos esforços humanos contra as forças ancestrais que nos fazem,a todos, irmãos perante a morte, o mal e o sofrimento. E por isso, sim, a morte de Michael Jackson comoveu-me! Nos seus esforços patéticos, exagerados, pueris, ele representou uma tragédia comum, a nossa tragédia, a tragédia ancestral de toda a humanidade.
P.S. Sobre o artista: embora a maior parte dos seus discos me seja praticamente indiferente, não posso esquecer que ele foi o autor de Thriller. E Thriller foi um dos discos mais importantes da história da música Pop. O que não é dizer pouco... Como esquecer Billie Jean, Beat it, The Girl is Mine, Wanna Be Startin Something, Thriller, bem o disco todo que é composto por excelentes músicas? Nem o grande Miles Davis resistiu a gravar Human Nature. E pode ser mesmo essa que proponho em versão you tube: http://www.youtube.com/watch?v=LGBPSx1Zxlo
36 comentários:
a música dele? passa-ma aqui pelos baixios.
É pá, ó baixio, eu também não acho piadinha nenhuma áquilo, mas o thriller é diferente, pá, parece que foi parido por outra alma...
o gajo injectava-se com lixívia. safoda o thriller.
também quéquéra de esperar num país que elege duas vezes o bush e também o schórzenegga pra governador? natural é cada um usar a cor do cabelo com que nasceu, diz o olex e muito bem
muito bem: grande nível de comentários. deve ser da época. e do calor.
sapunaru
olha o sapunaru, que rima com cu
olha chegou o mau cheiro, perdão o rimanceiro. mas ok, já elevou o diálogo: é poeta (que rima com pateta)
sapu (também rima)
Lamento a sua falta de informação. A pigmentação que se refere foi devido a problemas de saúde, estavam a aparecer manchas brancas bastante grandes na cara e mãos que nem já a maquilhagem disfarçava. Quanto as operações... no nariz as 2 primeiras foram devido a uma fractura que resultou de uma queda. Quanto ás plásticas, começaram após ter ficado com queimaduras na face e braço ao gravar um anúncio da Pepsi. Imagina o que estes acidentes podem provocar em alguém que começou a sua vida sem infância e logo no mercado da Tv?? E com um pai que assistia aos seus ensaios com um cinto na mão. Mais informação nessa criticas e consideração por aquele que foi o maior génio musical do séc. XX( e não é o meu estilo musical) nunca ninguém havia cantado, produzido, dançado... como ele. Muito menos juntar tudo isso num estilo musical único.
"o maior génio musical do séc. XX"... diz o Supernova. Que disparate, meu. Que tolice, usar assim a palavra génio, o comparativo maior e o século todo de uma assentada.
Já ouviste falar em música alguma vez? Música a sério?
E já nem estou a falar de a cara do desgraçadinho parecer um cu virado do avesso...
Queres música? Frequenta gentes e obras como Charlie Parker, Miles Davis, Paul Simon, Herbie Hancock, Chico Buarque, Demetrio Stratos/AREA, The Rolling Stones, Léo Ferré, José Afonso, Ella Fitzgerald, Count Basie, JM Serrat, Led Zeppelin, Fausto Bordalo Dias, The Chieftains, Craig Armstrong, Maria Callas, Teresa Berganza, Bach.
E depois volta aqui para o Tapor e continua a tua formação contínua. Caso contrário, beat it...
Ó Supernova, passa-me aqui pelos baixios "o maior génio musical do séc. XX"...
conheço até musica de uma profundeza que vocês nem imaginam que existe. E muito provavelmente vocês não passaram anos a coleccionar discografias de todos os tipos e mais alguns como eu! E se vos digo que nem é o meu estilo musical é porque o trabalho dele teria que ter sido muito bom para me dispor a contrariar vossas excelências. Maria calas está bem muito boa mas a Cecilia Bartoli acho que a passa, uma Diamanda Galas também chega. Zeca Afonso foi sem dúvida muito importante mas não comparem uma figura portuguesa que fora do país só teve sucesso na Catalunha.. foi importante a nível politico. Rolling Stones.. o Rock já existia. Já ouviram Ratt por acaso? Bach séc. XX não me parece. Estilos de musica... poupem-me... porcupine conhecem? Winger Nine Inch Nails Dan Swano. "Opinions are like assholes. Everybody's got one and everyone thinks everyone else's stinks." e o vosso não se aguenta. Saudações
Não tenho nada a ver com os gostos e os qualificativos do supernova. É problema dele, passo.
Mas dizer que as plásticas do rosto de jackson foram motivadas por um problema de pigmentação não é, ao contrário do que afirmas,um problema de informação. É claro que eu dispunha dessa «informação» que sempre foi, aliás, a justificação oficial de jackson. Mas cabe-nos a todos cruzar criticamente essa informação com outras e julgarmos qual a que será mais credível. Basta ver a cara do homem e a imensidão das transformações efectuadas para percebermos que aquilo foi muito mais do que ele dizia. Basta cruzar essa com outras informações. Acreditar na propaganda de jacksnon não é estar informado, meu caro supernova - é ser ingénuo ou idólatra que ão coisas bem diferentes. Volta sempre ao porco, mene.
Trhiller
POIS, Ó SUPERNOVA,volta volta, ca gente grama tourear ingénuos como tu. olha, faz-me aqui uma plástica ao colhão esquerdo para ver se tapornumporcupine além-da-catalunha.
as plásticas foram motivadas em primeiro pelas quedas e queimaduras. se sabia não foi uma critica totalmente correcta porque não explicou todas as razões que o levaram a decadência. É claro que as alterações que se seguiram aos nossos olhos são reprováveis. Eu também as critico. Agora faz sempre falta uma ressalva aos condicionalismos que orientaram esse caminho.. Uma coisa que um Psicólogo facilmente vos explicaria. Provavelmente há para aqui muitos adeptos das ciências exactas.But then again, opinions are.... Mas parabéns ao Ódelino pelo menos escolheu uma imagem coerente com o texto. Ó BAIXIO não conheço plásticas ao cérebro e se tens algum problema nele se calhar foi algum touro que to deformou, se é que me entendes. até breve
ó supernova, vai cagar giletes enquanto lês a bolinha do carlos castro na pág- cor-de-rosa do correio da manhã
isto está elegante por aqui, sim senhora. em grande estilo e elevação. bonito. mais um cliente satisfeito.
ass.zézito borrego
por acaso curti tourear o supernova, o genializador do lixivias, vulgo miqael jaquesson, curti, curti
Super: tu criticas as alterações que o jack fez? Lá terás as tuas razões. Eu não o critico por isso, acho até comovente o desespero dele. Acho que ele é um de nós, apenas levou mais longe que todos nós a tentativa desesperada de vencer a morte, a dor, a doença e o sofrimento. É isso que me interessa em jackson. Não estou interessado em discutir o indivíduo, mas o símbolo. Não me interessa o juizo moral ou psicológico mas a análise antropológica.
ó
delino
análise antropoquê do lixívias? méne, tem juízo e vai catar piolhos aqui à parte sul do baixio.
este gajo supernova também é gajo para vir para aqui dizer merdas tipo que o coiso dos Nirvana também era um génio e tal.
da-se pa tanto génio.
Billie Jean é uma das músicas do século. E o meu amigo Tó acha k o Michael Jackson era o Fred Astaire reencarnado. E mainada!
ena pá (dois mil)! o frédástér encarnado. cum carbássio. chiça.
Strawinsky o Kurt Cobain foi um bom musico assim como o Layne Staley o foi.. ambos dentro do Rock Country. Mas como disse o grande Mickey Rourke ele era um miúdo cheio de raiva .. Não há comparação possível.
ó
delino, estou como tu, também me comove a vida que ele levou e não tinha dito o que disse da primeira vez se não desse grande valor ao símbolo que ele representa.
Para vocês têm de ser tenores ou soprano ou Baritone ou saber tocar piano para ser grandes artistas... Vocês são é limitados.
eu é mais música, mas música a sério.
fónix, ó supernova, pelo menos o Presley tem meia dúzia de canções melhores e sobretudo mais influentes do que qualquer uma do Jackson. Chega o Jailhouse Rock para meter todas as canções do Jackson no chinelo. E dos Beatles, etc, etc, etc, a lista é longa e não vale a pena. E ainda estamos só na Pop... Na dança, o gajo inventou o moonwalking, que é engraçado, o resto são trejeitos. É o novo Fred Astaire? Está bem. Eu prefiro de longe o Gene Kelly, muito mais inovador do que esse.
A história da pigmentação e das plásticas do gajo não interessam nada, como é evidente.
Soul Train
fonix digo eu.. afinal ele foi mesmo importante.. tanta revolta! "o gajo inventou o moonwalking, que é engraçado, o resto são trejeitos" deve ser por isso que no novo pop ninguém ousa sequer contestar o que ele deu á dança.. deve ser por isso que o Randy Jackson, Justin Timberlake o JC Chasez o Shane entre outras figuras maiores do novo pop o acham um deus e não admitem sequer arriscarem muitos passos do Michael se não os conseguirem fazer de forma perfeita. Mais, a influência dele vai muito além da música cantada. Os vídeos dele marcaram e muito. foram de uma genialidade incrível e não foi por acaso que até o Spike Lee dirigiu um clip dele. Para além de videos como Bad ou Beat it terem conseguido captar na excelência o ambiente americano de então . Parece que ao vê-los estamos numa rua qualquer de Filadélfia(por ex.) na década de 80. Isto para já nem falar do Thriller!!!! o Elvis não conta porque ele está vivo ahhh. Não consigo comparar o Elvis ao Michael. No entanto o Michael teve um contributo muito maior para a música. mas vá.. não batam mais no ceguinho. Tapornumporco para voçês. Abraço
Ah, se o Justin Timberlake o acha um Deus, quem sou eu…. Até há quem ache o Timberlake um deus, sabias? Os videos do gajo não são do gajo, são do Spike Lee, do John Landis, etc. o tipo fazia boas coreografias, tinha umas danças giras, mas não exageremos. “genialidade incrivel”? Cum catano. Videos excelentes feitos por realizadores consagrados e menos consagrados, tão ou mais inovadores do que esse, há muitos, têm-se feito coisas espantodas há muito. Caramba, o gajo foi bom, fez pelo menos dois discos (dois…) bons: o Off the Wall e o Thriller, mas chamar ao gajo o maior artísta do século XX, ou coisa parecida, é capaz, sei lá, de ser um bocadichito exagerado, não?
Soul Train
é passarem a mão aqui pelos baixios.
“Não consigo comparar o Elvis ao Michael”. Bem, se colocas o gajo no Olimpo, tens de o comparar com alguém, não é? A tua base de comparação são os gajos pretos chamados Jackson que cantam com voz fininha? ;) E essa de que o tipo teve um maior contributo do que o Elvis para a música é fantástica. Nem é preciso sermos objectivos e termos ouvidos e cultura musical história. Basta sabermos da quantidade de gajos que já se disseram influenciados pelo Presley. E olha que só no aspecto da dança (que está longe de ser o mais importante), não sei se provocou mais impacto o movimento da pélvis do Elvis ou os movimentos do Jackson….
Vá, não te irrites e manda fogo ;)
Soul Train
Já que veio o tema do Olimpo e para não ser mais polémico, troco-o por Valhalla. Metia os dois em Asgard mas com o Michael como Odin e o Elvis como Thor que sempre é melhor para as fêmeas. E já agora, o Michael fazia o moonwalking em cima da pélvis do Elvis e partia-o em 2.
Para um dos anónimos... Tens noção que ele participou na produção dos clips não tens? E se fores alguém com conhecimentos mínimos saberás que, por exemplo no cinema, um produtor é tão ou mais importante que um director, ainda que Hollywood dê a imagem contrária. E se há quem ache o Justin um deus, mais razão me dás porque um deus dizer que o outro é que é deus....
Porposta do administrapor para reduzir a agressividade do supernova
Experimenta esta redacção alternativa ao que escreveste em cima. Diiz o mesmo, mas limpo de agressões escusadas. Fica muito melhor:
«Para um dos anónimos... Mas ele participou na produção dos clips. Além disso no cinema, um produtor é tão ou mais importante que um director, ainda que Hollywood dê a imagem contrária. E se há quem ache o Justin um deus, mais razão me dás porque um deus dizer que o outro é que é deus....»
Não precisas de agradecer : )
para outro dos anónimos... obrigado pela lição sobre produção cinematográfica. Em troca, dou-te outra: isso é mais complexo do que pensas: houve sempre realizadores que tiveram o controlo total da criação dos seus filme, e houve sempre produtores que puseram na sombra os seus realizadores, transformando-os praticamente em cameramen. Nem vale a pena citar nomes. Se tiveres conhecimentos minimos da coisa, saberás.
Mas nem é isso que interessa agora. A questão é que dizer que o Michael Jackson foi o maior genio musical do seculo XX é, no minimo forçado, para não dizer mais. Falando agora só na música popular (para não ir mais longe), o seculo XX foi um periodo extremamente rico. O Michael Jackson era extremamente talentoso, mas não o suficiente para esse estatuto que lhe dás, nem de perto.
"conheço até musica de uma profundeza que vocês nem imaginam que existe". Isto é o quê? sons de baleias e golfinhos? O me puto adormecia com esas quando era bebe ;)
Soul Train
A bem da democracia que agora é um tema tão na moda:
"Lamento a sua falta de informação... Mais informação nessa criticas e consideração por aquele que foi"
na minha modesta opinião,sem querer ferir os gostos musicais de ninguém, o maior génio musical do séc. XX.
e viva a livre opinião de todos os que por aqui chafurdam em debates de ideias tão bons para descontrair:)
digam lá vocês qual o maior génio musical do SEC.XX.
Não é um mau exercício... tentem escolher um entre todos eles.
Ah! e o som das baleias não conta
Eu ate faço um ranking, ate ao segundo:
1 - Stravinsky
2 - Michael Jackson
soul train
Enviar um comentário