Inicialmente eu tinha pensado em transcrever, simplesmente, a solução, melhor A Solução, do enigma do post que está logo aqui em baixo intitulado «E Você Também Tem um Feda`i Dentro de Si?». Retomo a magna questão: «Quem está mais próximo de Alá: o Profeta ou o arcanjo Gabriel?».
Mas entretanto choveram comentários que põem seriamente em causa a dogmática oficial Ismaelita. Claro que são interpretações heréticas que condenam irremediavelmente os seus autores aos tormentos dos Infernos. Mas como condenados já estamos todos, eu não resisto a publicar aqui uma súmula livre das principais posições defendidas nos comments ao referido post.
Assim conclui-se em primeiro lugar que os Comentadores fugiram à resposta clara e inequívoca: tirando o Gabar El que responde «o arcanjo, claro» (mas sem justificar, o que faz da sua resposta uma nulidade teológica), mais ninguém é taxativo na resposta.
No entanto percebe-se que a inclinação dominante dos ilustres Comentadores vai para o Arcanjo. O Arcanjo está mais próximo de Alá que o Profeta. Isso mesmo se depreende do comentário inicial do Britannicus que apoia a sua tese (a qual contudo, não chega a formular expressamente) na biografia do profeta. Pois não foi ele, cita retomando a célebre música dos Lamb, quem terá dito:
« i can fly
but I want his wings
i can shine even in the darkness
but I crave the light that he brings
revel in the songs that he sings
my angel gabriel»
E lembra ainda o Brit que «quem recitou as suras e a palavra ao ouvido do profeta foi o sobredito arcanjo.» Logo, conclui-se, o Arcanjo é o mais próximo.
Já o Oto, nick name de um trabalhador dos estaleiros da Lisnave em pausa para almoço, faz a coisa descambar para a escatologia, imaginando cenário orgiástico entre o Profeta, o Arcanjo e o autor do Post.
Por sua vez o Grunf porta-se como um hooligan teológico: não só não responde à questão como insulta tudo e todos , desde o arcanjo ao próprio Alá, em termos que o decoro religioso e o medo das labaredas do inferno me impedem de aqui reproduzir. Alá fez então a sua primeira aparição aqui no Porco avisando os hereges que depois terá uma conversinha de Deus pra homem com os dito cujos. Rezou assim a teofania porcina:
«E aos blasfemos, hei-de fodê-los nos Infernos, prometo.»
Alá
Veio aqui também o Allgarve que gostou, prontos. E sobre a matéria em questão nada disse.
Fugindo à corrente dominante veio também o TNT que disse de sua justiça:
«O Gabriel zela pelas bem aventuranças. O profeta é uma reminiscência de Alá, uma extensão do braço divino, numa versão mais terrena. Assim sendo, quiçás, o Gabriel dever-se-á prostrar ante Alá, tombado à direita deste... Se assim não é, devia... Ou então andam os dois encavalitados, a disputar a primazia das bem aventuranças...»
Pergunta-se se não será o TNT um pseudónimo do ex presidente Sampaio, já que este comentário dá para tudo consoante a interpretação: tanto se pode entender que é o arcanjo o mais próximo, como o profeta, como nem um nem outro.
Finalmente, reapareceu o Brit, para argumentar que, cito integralmente, porque este comentário é francamente notável:
«Caríssimos,em verdade vos digo que a vaidade é soberba e esforço vão de cingir o vento! Não esqueçam que a a palavra basilar e humílima do islão é a palavra "submissão".Não me parece, pois, boa ideia grafar o nome do profeta na caixa de comentários de um blog com o nome de Tapornumporco.
Aqui vai!
Segundo a sura XVII do Corão, o profeta teria realizado uma noite uma viagem. Enquanto dormia perto da Caaba, em Meca,teria sido acordado pelo Arcanjo Gabriel que, depois de lhe ter dado a sabedoria e a fé, o teria levado,na garupa do cavalo Al-Burac de Meca até Jerusalém,e dali teria subido ao céu.O pormenor significativo desta história (não se esqueçam que Deus está nos pormenores, tal como o Diabo está na prega) não é a dádiva da fé e da sabedoria, mas o facto do cavalo ter cara de mulher e cauda de pavão. Ora, ninguém montado em tal montada entraria no céu, que é lugar onde o ridículo é demasiado grave para sobrepairar etéreo acima do mundo terreal. Donde se conclui quod erat demonstrandum: que o profeta não está nem esteve no céu e, portanto,não pode estar mais próximo de Alá do que o Arcanjo Gabriel.Como bom muezzin tenho a obrigação de chamar os fiéis para a prece. Vou ao minarete! Um abraço!»
Bom minarete, Brit! O Brit parece insistir na superioridade do arcanjo sobre o profeta, embora não seja inteiramente claro, como é próprio de um Comentador que se preze. Tem ainda o mérito de recordar quão inapropriado é o nome deste blog, boçal evocação do animal esconjurado pela Verdadeira Fé: o Porco.
Feita a síntese dos Comentários dos nossos Exegetas verifica-se que, contra todas as expectativas, nenhum poderia alguma vez ser um verdadeiro Feda`i. Mordam as maõs de desespero, mas é assim! Ninguém deu a resposta certa. E qual é ela?
Segundo o dogma oficial é, de facto, o Profeta e não o Arcanjo Gabriel quem está mais próximo de Alá. É certo que somos tentados, superficialmente, a julgar a natureza divina do Arcanjo como superior à natureza terrena do Profeta. Mas isso é pura tentação com que Alá nos enebria. O Profeta está mais perto de Alá como justifica o Infalível e Supremo Da`i Ismaelita Abu Ali no momento da revelação da Verdade aos jovens candidatos a Feda´i. Cito, de Alamut de Bartol, página 178, a justificação insofismável confirmada pelo próprio Abu Ali:
«Alá enviou o arcanjo Gabriel em pessoa para anunciar a Maomé a sua missão profética. Se Alá não tivesse tido a intenção de distinguir precisamente Maomé diante de todos, teria podido contentar-se em confiar directamente a missão profética ao seu anjo. Se não o fez, foi porque reservava a Maomé um papel verdadeiramente único. Deste modo, é óbvio que este último tem no paraíso uma posição superior à de Gabriel».
E pronto! Atirem-se ao mar ou ao abismo mais profundo da montanha: pra Feda`i vocês não têm jeito. Pode ser que nas obras…
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