07/03/07

Pêra-Manca, A Morte de Um Ícone Do Tinto Português, por Vampiro da Uva



Em primeiro lugar desfaça-se desde já a voz corrente de que o rótulo do Pêra-Manca era da autoria do José Malhoa. Não era. O rótulo resultava da adaptação de parte de um cartaz publicitário da autoria de Roque Gameiro. E digo, resultava, porque já não resulta, o rótulo mudou. A mais famosa imagem iconográfica do vinho português foi-se!

A imagem clássica e colorida do Pêra-Manca, com a moçoila folclórica a ofertar um copo ao cavaleiro, morreu e deu lugar a uma gravura a preto e branco da autoria do ilustrador inglês Bill Sanderson, com a renovação do rótulo a cargo de Pedro Albuquerque.

E está mal. Não, porque o novo rótulo não vá resultar ou não seja bonito, mas porque há um ícone poderoso que se perde e é preciso não esquecer que foi ele que fez o Pêra-Manca. O facto de o vinho ser bom, também ajudou claro. Mas o rótulo era um prazer para a vista. Saia da normalidade cinzenta e austera da rotularia vínica e afirmava-se como coisa única. Fazia a diferença. Paz à sua alma. Os ícones também se abatem.

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