17/08/07

Nem Vou Ali Nem De Lá Venho, por Centurião

Fui e voltei. Aterrei em Lisboa e tentei vir para Coimbra. Nas férias nem sequer me chateei com coisas sérias tais como se o governo vai ou não construir o novo aeroporto ou se vai construir a linha do TGV e outras prioridades da pátria.

No regresso reparei que a bagagem deve ter feito escala em Faro ou Porto porque demorou mais de quarenta minutos a chegar. Entretanto sabia que o único meio de transporte que qualquer cidadão que aterre em Lisboa depois das 20h tem para vir para o Norte é às 24h 15m o expresso da Rodoviária que vai até Braga. Comboio só às 06h 15m da madrugada. Táxi? 230 Euros, no mínimo, de Lisboa a Coimbra!!

Aterrei às 22h e 30. Pelas 22h40 estava junto à passadeira das bagagens. Pelas 23h 30m chegou a minha primeira mala. Pelas 2345 estava dentro do Táxi a berrar ao condutor para carregar no acelerador que queria vir para Coimbra no expresso das 24h 15m. Fiz a viagem até Sete Rios em condução de meter pirraça ao Markku Allen (quem se lembra??) e em dez minutos estava na bilheteira. Com simpática resignação, de quem já é a trigésima ou quadragésima vez que diz o mesmo em dez minutos, informou-me o funcionário que não havia bilhetes para Coimbra, estavam esgotados.

Pensei, bom, Agosto, Lisboa, fim de semana, e perguntei ingenuamente: mas há um desdobramento ou outra viatura? Resposta: “não é a única, mais só amanhã”. Enquanto negociava com um “Taxista” o preço para vir para Coimbra vejo alguém que ia sofrer o mesmo desgosto que eu, a prima do Contra-Mestre que saiu do Táxi a correr para as bilheteiras convicta de que vinha para Coimbra…e a seguir mais um casal… Enfim, pelo menos em cinco minutos eram doze pessoas a olhar para o relógio e para a carteira, e eu por causa desta neguei-me a vir de Táxi.

Contas à vida toca a ir dormir a cada de um amigo, afinal para que servem os amigos nem que seja à uma da manhã. No dia seguinte vou para a estação da CP, queria vir no comboio das 11h 40m. Na bilheteira pelas 11h 15m fui informado que se queria vir para Coimbra tinha de ser em 1ª classe porque a 2ª classe estava esgotada. A primeira classe vem à mesma velocidade da segunda e por isso tive tempo para pensar, coisa que de longe em longe faço, mas que os nossos governantes devem ter abolido da sua cabeça com qualquer programa simplex.

Vejamos: O comboio e os transportes colectivos em geral estão a ser incentivados em toda a Europa por várias razões mas sobretudo por razões ambientais. Em Portugal não temos já comboios “regionais” a percorrer o país. Todos os meses fecha mais uma linha de comboio por falta de rentabilidade. De quando em quando suprimem-se composições porque circulam a horas “indecentes”. Temos comboios com 1ª e 2ª classe destinando-se aquela a garantir que quem chega com trinta minutos de antecedência talvez consiga viajar pagando bem mais caro, e motivando as pessoas a andar de automóvel.

Os comboios que temos não chegam para os passageiros que neles pretendem viajar.
Qualquer comum mortal sabe que no Verão a procura de viagens de comboio aumenta, mas as composições não, deve ser pecado. O Aeroporto de Lisboa é o principal do País e como tal deveria ser servido por uma boa rede de transportes, mas a verdade é que não há nenhum comboio de Lisboa para o Norte a partir das 20h da tarde!!!! O único Expresso da Rodoviária a partir dessa hora é às 24h 15 m, mas tanto faz haver mais cinquenta pessoas ou uma dúzia para viajar pois se encher já não há mais.

Depois de tudo isto ainda leio diariamente artigos e informações sobre o TGV e as vantagens e por ai adiante, e penso que só atrasados mentais ou criminosos podem ter tais ideias. Ora, se o sistema normal de circulação ferroviária não funciona nem contenta a população nem serve qualquer politica ambiental que se impõe que seja preservada, para quê o TGV???????

Foda-se, custa tanto olhar para a Suiça, onde não há primeira nem segunda classe, os comboios são iguais para todos, andam a horas, são suficientes para a população e existem em quantidade? A igualdade pressupõe que não se tabele pela miséria mas sim pela qualidade. Para quê o TGV se nós nem sequer temos quem governe com decência o sistema normal? Para quê gastar milhões se com metade o país ficava servido com qualidade e quantidade exigível a quem paga impostos de sobra?

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